terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

No Brasil é mais fácil.

O que Ronaldo, Adriano, Fred e Robinho tem em comum?
Pois bem, todos além de jogarem no Brasil, foram os quatro atacantes convocados por Parreira na ultima Copa do Mundo.

Em quase 4 anos, todos voltaram para seu país de origem, e os 3 ultimos não chegaram nem aos 30 anos. Seria só coincidência?

Todo mundo sabe que no Futebol atual, só o talento não basta. Vimos Robinho ser banco de Bellamy e Petrov no Manchester City, vimos Adriano ser banco de Balotelli na Inter de Milão... Jogadores medianos compensam na vontade, e estão ganhando cada vez mais a confiança dos seus técnicos.

Agora, os 4 jogadores citados acima não teriam chance nos grandes times Europeus?

Vamos falar isoladamente de cada um:


Ronaldo:



Ronaldo chegou ao Corinthians no final de 2008, quando o Corinthians retornava da Série B e buscava se firmar novamente no cenário nacional, enquanto que o atacante voltava ao Brasil para mais uma vez provar que era capaz de jogar em alto nível, após mais uma cirurgia no joelho, que o deixou parado por mais de um ano.

Visivelmente acima do peso, Ronaldo demorou para estrear, mas provou que tem estrela, ao fazer gol logo em seu segundo jogo, contra o maior rival e quase no ultimo lance da partida.

Apesar de estar acima do peso e mostrando falta de interesse em certos momentos, Ronaldo conseguiu dois títulos pelo Corinthians, fez 23 gols e provou pra todo mundo que quem sabe, não esquece.

Ronaldo não foi um caso de um atleta decadente na Europa, e sim de um jogador que muitos pensavam não mais conseguir jogar. Não o vejo mais jogando em um time de ponta europeu, mas no Brasil ainda joga em alto nível, se a forma física permitir.




Fred:


Fred chegou ao Fluminense após sair do Lyon, no inicio de 2009. Insatisfeito em ser reserva do Francês Benzema, e com propostas de outros clubes Europeus, Fred se sentiu atraído pela boa proposta de salário da Unimed e pelas praias Cariocas

Fred estreou com dois gols, mas não teve bom desempenho em seu ínicio de Fluminense. Lesões e expulsões o prejudicaram, e esses fatores somados ao fato do time passar uma péssima fase dentro de campo, fizeram com que alguns torcedores até pedissem a saída do atleta, que durante sua lesão, viu o Fluminense amargar a lanterna da competição nacional.

Fred voltou ao time na partida contra o Santo André e marcou de pênalti, o gol da vitória, e ai se iniciava a reação do Tricolor, que se salvou do rebaixamento e quase ficou com o titulo da Copa Sulamericana, perdida novamente para a LDU e novamente no Maracanã lotado.

Fred teve marca de quase um gol por jogo em sua volta, e provou que ainda tem nível para atuar na Europa. Se não em um clube de ponta, pelo menos em um time médio ele seria titular facilmente.




Adriano:



Adriano não vivia um bom momento na Inter de Milão, e isso já fazia um tempo. Após passar seis meses no São Paulo, Adriano não se firmou com o novo técnico da equipe Milanesa, o rígido José Mourinho.

Sem privilégios, e com a cabeça longe do clube, Adriano conseguiu o desligamento da Inter e voltou ao Flamengo, em maio de 2009.

Logo em sua estréia, marcou contra o Atlético Paranaense, mas o Flamengo também não andava bem.

Com a saída do técnico Cuca, Adriano recuperou o bom futebol, q ue o levou a fazer 19 gols no campeonato, sendo artilheiro junto com Diego Tardelli, do Atlético Mineiro.

Apesar do bom desempenho em campo, Adriano fora de campo não tem sido o melhor exemplo, mas a diretoria Flamenguista, pelo menos a anterior, não parecia se importar muito com seus atrasos e faltas aos treinos, pois sabiam que gol ele faria.

O Flamengo se sagrou Campeão Brasileiro após 17 anos, Adriano voltou a seleção e não quis voltar para a Europa já no ínicio de 2010, apesar das propostas, mas todo mundo sabe que ele ainda pode render em um grande clube Europeu, e suas chances de ir para a Copa do Mundo são grandes.




Robinho:



Robinho, como já foi citado anteriormente no blog (http://fimdepeleja.blogspot.com/2010/01/e-la-vamos.html) não estava nada feliz no Manchester City.

Insatisfeito com a reserva com o antigo treinador Mark Hughes, a situação não melhorou quando o clube trouxe o técnico Italiano Roberto Mancini.

Mancini disse a Robinho que ele jogaria em um esquema de revezamento, fato que em nada agradou o atacante Brasileiro, que já estava insatisfeito por jogar fora de posição.

Usando a Copa do Mundo como prioridade, e o amor pelo Santos, Robinho acertou a volta ao clube do coração, rejeitando o Benfica de Portugal e algumas equipes Brasileiras, como São Paulo e Flamengo.

A expectativa é grande pelo seu retorno, e a carência de títulos dos Santistas fazem a mesma ser maior ainda, até porque o Santos vem com um bom time, que precisa de jogadores rodados como Robinho, que além de tudo, ainda tem muita bola pra jogar, principalmente no Brasil.

Inicialmente o contrato é de seis meses, mas o atleta já manifestou o interesse em permanecer por mais tempo na vila. O grande problema é o clube Inglês aceitar ceder Robinho por mais tempo, já que pagou quase 40 milhões de Euros ao Real Madrid, em 2008.

Caso Robinho faça uma boa Copa do Mundo, a tendência é que o clube Inglês ou o reintegre, ou o negocie com outro time Europeu, já que o clima entre o clube e o jogador não é dos melhores.



O fato é que os jogadores preferem o Brasil pelas “mordomias” e pelo nível técnico ser mais baixo, além de estarem perto da família e dos amigos.

Quem agradece é o Brasileiro, que pode se dar ao luxo de ver os 4 atacantes da ultima Copa atuando em gramados nacionais.

4 comentários:

Caroline Bittencourt disse...

Muito bem escrito, e acho que muitos casos são falta de boa administração da vida profissional e pessoal, o que os tras de volta ao brasil para tentar um "recomeço". Mas vai saber. Adorei, Paulinho!! Saia do fórum e vai pra redação.

2 de fevereiro de 2010 às 21:43
Unknown disse...

Ae pode cre gordinho.Os caras estão querendo é curtir o jeitinho brasileiro que dá ha eles uma mordomia da qual,la fora por mais dinheiro que ganhem,eles não tem.
=p

2 de fevereiro de 2010 às 22:04
Anônimo disse...

É isso aí, Paulo Sérgio!
Brasileiro quer sempre levar vantagem em tudo, certo?
"Pq vou ficar na Europa no banco de reservas, se posso ir pro Brasil, ganhando muito mais do que eu ganhava qdo saí e podendo desfrutar das maravilhas brasileiras, diga-se, mulheres?!"
Nenhum dos 4, se voltarem pra Europa jogarão em alto nível!

3 de fevereiro de 2010 às 15:56
Mr. Money disse...

importate é que: com robinho em campo o corinthians nunca ganho *o provocador* :x

3 de fevereiro de 2010 às 17:32