A cara da derrota.
É comum no meio do Futebol atribuirmos certos valores a algumas figuras. Por exemplo, associamos Pelé a títulos, a vitórias, a gols... Dentre tantos exemplos, se torna até meio apelativo comparar justamente com Pelé, mas foi a figura mais imparcial que eu achei para falar sobre vitórias, devido aos tantos sucessos alcançados pelo mesmo.
Por outro lado, vemos figuras taxadas como derrotadas, como perdedoras. Que fique bem claro que essa imagem se passa dentro do esporte, já que por pior profissional que a pessoa seja, só por chegar aonde chegou, pelo menos financeiramente ela se dá melhor que muitos profissionais de sucesso que trabalham e estudam há anos.
Longe de mim atribuir isso a Cuca, pois o atual treinador do Fluminense já fez belos trabalhos, como no São Paulo, que deixou o time montado para Leão e Paulo Autuori vencerem o Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 2005. Fez um belo trabalho no Goiás em 2003, salvando o time do rebaixamento e mais recentemente salvou o Fluminense do rebaixamento, chegando até a ser vice da Copa Sulamericana.
Perai... Vice? Isso não chega a ser novidade em sua carreira, já que perdeu o Campeonato Carioca duas vezes para o Flamengo, além da Sulamericana, já citada anteriormente, além de outras eliminações, como a de ontem diante do Botafogo.
Muitos treinadores demoram para assumir o "Status" de top. Telê Santana, por exemplo, por mais que tenha sido campeão do primeiro Campeonato Brasileiro em 1971 pelo Atlético Mineiro, Telê só foi se consolidar mesmo como um grande técnico no inicio dos anos 90 quando treinou o São Paulo e conquistou tudo que ganhou.
Cuca é aquele treinador marcado por perder, marcado por ver o time não engrenar na hora da decisão. Por mais que tenha sido Campeão Carioca em 2009, pelo Flamengo, isso não fez com que o técnico fosse taxado de vencedor, já que para quem tem 14 anos de carreira, isso é muito pouco.
Fica difícil saber de quem é a culpa. Sinceramente eu não acho o Cuca um mau técnico, mas sempre que um time que ele treina chega as finais, já fica aquela sensação de "Eu já sabia" quando o mesmo é eliminado.
Resta saber como vai ficar sua situação no Fluminense, já que a Unimed sempre investe na equipe, mas os resultados não estão vindo. A diretoria do Tricolor Carioca já mostrou que paciência não é seu forte, devido ao alto número de técnicos que o clube teve nos últimos anos.
Caso Cuca seja demitido, com certeza encontrará outro clube para treinar, mas para ser considerado "top" Cuca precisa de títulos e isso ele vem mostrando dificuldade em ganhar.
1 comentários:
Cuca é o tipo do técnico que até admiramos, mas não queremos no nosso time de jeito nenhum.
11 de abril de 2010 às 15:39Postar um comentário